App e website… será mesmo necessário ter os dois?

Off
Simdea

website or app

Num mundo cada vez mais digital, maior parte das empresas percebe a importância de possuir canais digitais. No entanto, uma parte delas enfrenta uma questão estratégica… investir num website, app ou ambos?

A resposta depende de vários fatores… desde o tipo de negócio até ao perfil dos utilizadores. Vamos explorar as diferenças, vantagens e quando faz sentido apostar nestes canais.

Website: o ponto de partida

Um website eficiente e eficaz é o primeiro passo para qualquer negócio que queira ser encontrado no mundo online, uma vez que grande parte dos consumidores prioriza os motores de busca para fazer as suas pesquisas.

Principais vantagens de um website

  • Acesso imediato (sem necessidade de instalação)
  • Manutenção e atualização fácil
  • Custos mais reduzidos em relação a uma app
  • Ideal para divulgação de conteúdos sobre a história da empresa, serviços, contactos e portfólio.

Assim sendo, um website é uma ferramenta útil, acessível e adequada a maior parte dos negócios. Se for bem desenvolvido e otimizado, é o suficiente para garantir uma boa presença digital e captar leads qualificados.

App: quando a experiência é o foco

Uma app (aplicação móvel) proporciona ao utilizador uma experiência personalizada e interativa. Assim sendo, é extremamente útil quando um negócio pretende criar uma relação mais próxima com os seus clientes.

Principais vantagens de uma app

  • Funcionalidades exclusivas que website não possui, por exemplo, notificações push
  • Maior proximidade com o utilizador
  • Maior fidelização e maior personalização
  • Design e navegação otimizado para uso diário e repetitivo

Posto isto, a criação de uma app faz sentido quando há uma grande necessidade de interagir com o utilizador e quando este beneficia de um canal acessível, prático e rápido, por exemplo, em negócios de e-commerce e reservas.

 

Mas e então… como escolher?

Pode-se afirmar com certeza que o website é o pilar basilar da estratégia online sendo, por isso, necessário para qualquer negócio. Em relação à app, convém realizar as seguintes perguntas:

  • Tenho orçamento disponível para criação e manutenção de uma app?
  • O meu negócio irá beneficiar de uma app? Se sim, de que forma?
  • Os meus clientes já expressaram a necessidade de uma app?
  • Os meus clientes entram em contacto comigo pontualmente ou frequentemente?

Em conclusão…

Negócios diferentes requerem soluções diferentes, por isso, é necessário analisar cada empresa e o comportamento dos seus clientes para descobrir a melhor solução.

Na Simdea, ajudamos a transformar ideias simples em soluções digitais inteligentes sempre com foco em usabilidade, performance e resultados.

Comments are closed.