Dicas essenciais para navegares em segurança na Internet

Off
Simdea

Com o uso cada vez mais frequente da Internet no nosso dia-a-dia, é necessário protegermo-nos de formas maias eficazes. Atualmente, usamos a Internet até nos mais pequenos detalhes como deslocações de carro (GPS e ouvir música), fazer compras, contactarmos com familiares, entre outros. Para isso, hoje apresentamos algumas dicas que te poderão ajudar a proteger os teus dispositivos e os teus dados pessoais.

1. Não usar sempre as mesmas passwords

Apesar de ser mais fácil de decorar, na prática não é seguro usarmos as mesmas passwords e códigos pois, poderá comprometer a nossa segurança. Por isso, usa palavras diferenciadas, sem o teu nome, data de nascimento e informações pessoais. Experimenta usar números e alguns símbolos, juntamente com letras para estares mais seguro.

2. Mantem os softwares atualizados

Pode ser uma dica básica mas, manteres os softwares atualizados é essencial pois, muitas vezes, as atualizações trazem updates de segurança e criam novas barreiras aos vírus.

3. Cuidado com os links que são enviados

Quando abrimos os links que recebemos por email ou mesmo por mensagem, podemos estar a abrir uma porta direta para o nosso smartphone, computador. Devemos evitar abrir estes links e quando necessário, perceber se são de confiança e de onde vêm.

4. Evita redes de Wifi públicas ou gratuitas

Este tipo de redes não tem nenhum tipo de segurança ou barreiras a piratas informáticos. Quando estamos a navegar nelas, estamos facilmente expostos aos perigos que estão presentes na Internet, desta forma, pessoas mal intencionadas poderão aceder a tudo o que tivermos dentro dos nossos dispositivos.

5. Usar um bom anti-vírus

Os anti-vírus fazem parte do trabalho por ti! Este tipo de softwares protege o teu dispositivo e bloqueia os teus dados de possíveis e eminentes ameaças.

6. Ativa a autenticação multifator (MFA)

Sempre que conseguires e se o teu dispositivo permitir, ativa a antenticação com mais de um fator, seja um código enviado para o email ou para o telemóvel, ou respostas a perguntas pessoais. Desta forma, diminuis a possibilidade de alguém efetuar um ataque aos teus dados.

7. Ler as definições de privacidade

É essencial compreender como o criador da aplicação irá usar os teus dados e quem terá acesso a eles, este é um passo muito negligenciado por exigir muita atenção e tempo. E é aqui que podemos falhar e permitir que outros tenham acesso aos nossos dados.

8. Ter atenção ao que publicamos

Aquilo que partilhamos online, irá permanecer na rede para sempre. Ao partilharmos informações pessoais, alguém se pode aproveitar e enganar-nos de outras formas, pois conhecerão quais os nossos pontos fracos.

9. Ter cuidado com as pessoas que conhecemos e com quem falamos online

Apesar de ser um conselho antigo, ainda acontece com frequência pessoas serem enganadas online. Por vezes, aproveitam-se da imagem de outras pessoas convencendo-nos que são conhecidos nossos. Ao estarmos desatentos, podemos estar a divulgar informações que julgamos estarem seguras mas, na verdade estão a ser expostas.

10. Não faças downloads de sites que não são de confiança

Parece básico mas, quantas vezes não procuramos versões gratuitas de aplicações ou sites onde podemos ver filmes de forma gratuita.

Estas são apenas algumas dicas de como podes fortalecer e reforçar de forma eficaz a segurança nos teus dispositivos, proteger os teus dados e garantir uma utilização mais segura.

Comments are closed.