Open Source – Empresa – Programador

O Open Source é, atualmente, uma nova e desenvolvida forma de trabalho, que vai além da produção de software. Por isso, no artigo deste mês, mostramos-lhe os benefícios deste tipo de trabalho para a sua empresa. 

Tal como o nome nos indica, o Open Source é essencialmente código aberto. Por outras palavras, trata-se de um código desenvolvido com o objetivo de ser acedido abertamente por outros programadores, permitindo assim que todas as pessoas o possam ver, modificar e distribuir conforme suas necessidades. Os modelos de Open Source são, assim, utilizados para desenvolver projetos de comunidade com softwares partilhados, já que através do seu modelo descentralizado são utilizados valores flexíveis de produção de software, contribuindo para a descoberta de inovadoras formas de resolver problemas nas várias comunidades e setores. 

Assim, este software é desenvolvido de uma forma descentralizada e colaborativa, permitindo que o código fonte desse tipo de sistema possa ser modificado pelos especialistas em TI para que, sempre que necessário, os profissionais possam adaptar as funções do programa de forma a estarem mais alinhadas com as necessidades específicas de cada empresa.

De facto, a criação de aplicações em Open Source apresenta inúmeras vantagens para a sua empresa. Quer saber quais?

  • Acessibilidade: Os softwares Open Source são mais acessíveis, considerando a sua codificação mais simples e flexível. Esta característica facilita, por exemplo, o trabalho de um Gestor de IT que ao se aperceber de alguma dificuldade na navegação no sistema pode facilmente recolher os feedbacks dos restantes utilizadores e realizar melhorias.

  • Segurança: Com um software de código aberto, a equipa de IT da empresa terá acesso a todo o código do sistema. Assim, poderá ser realizada uma revisão regular e confirmar se o sistema não foi invadido por vírus ou se objetos maliciosos estão escondidos na programação, por exemplo. Por outro lado, esta característica permite ainda que o sistema esteja sempre a ser monitorizado e sejam atualizadas eventuais as falhas de forma a diminuir a vulnerabilidade do software.

  • Redução de Custos: Por norma, os softwares Open Source representam uma significativa diminuição de custos para as empresas, considerando que os sistemas de código aberto apresentam licenças de custo reduzido (e alguns até sem custos como as licenças creative commons).
  • Personalização: Com este tipo de código, as empresas têm a liberdade de personalizar os softwares de acordo com as suas próprias preferências e necessidades, desde o layout e cores até às próprias funções do sistema. Por outro lado, esta característica facilita ainda situações em que o programa necessita ser atualizado uma vez que isso pode ser feito pela Equipa de IT, pela empresa, ou pelo comunidade open source, dispensando a compra de uma licença com uma nova versão feita pelos developers iniciais, ou qualquer outra solução licenciada.
  • Interoperabilidade: Os softwares deste tipo são também, de modo geral, mais adaptáveis aos padrões abertos e a outras ferramentas. Por outro lado, verifica-se ainda uma maior facilidade na adaptação a outros programas, utilizadores ou computadores. Além disso, em casos específicos, os profissionais de TI podem até fazer os ajustes necessários no código para garantir a interoperabilidade do programa com os restantes sistemas da empresa. 

Entre as principais características que fazem dos sistemas Open Source uma aposta a considerar para a sua empresa, é o facto de estes possibilitarem uma maior rapidez e eficácia na criação e na adaptação de serviços e produtos. As aplicabilidades, nesse sentido, são muitas. Cada empresa pode utilizar os sistemas Open Source da maneira mais conveniente para a sua realidade e fazer as alterações e melhorias necessárias, facilitando o trabalho da sua Equipa de IT que poderá fazer as alterações diretamente e não se encontra dependente da equipa inicial de developers que desenvolveu o sistema. 

Ora, considerando esta maior rapidez e eficácia na criação e adaptação dos sistemas, temos a certeza de que a sua Equipa de IT ficará satisfeita com a adoção deste tipo de sistemas bem mais acessíveis e flexíveis. 

Após a leitura deste artigo, temos a certeza de que as dúvidas sobre os benefícios da adoção deste sistema são nulas. Na Simdea também desenvolvemos aplicações em Open Source. Criamos para si software construído com um código de programação e licença de produto de forma livre para que a aplicação possa ser modificada e distribuída para qualquer utilizador, sem consequências legais. Do que está à espera? Entre em contato conosco!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.