Registo de Utilizadores num Contexto Móvel – Parte III
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Práticas Reais Correntes
Estamos à beira de uma nova era de Informação onde o mobile aparenta ser rei, onde a informação dos utilizadores vale ouro e um grande número de aplicações móveis são publicadas e desenvolvidas todos os dias. Cada uma destas aplicações tem a sua forma de lidar com o processo de registo de utilizador. Assim sendo, como é que estas aplicações atingem um equilíbrio entre providenciar um acesso rápido com os requisitos de criação de conta de utilizador nos seus sistemas? Geralmente, podemos distinguir três técnicas:
- Conta Única
- Criar uma conta única é a abordagem tradicional usada em qualquer processo de registo de utilizador. O sistema exige a criação de um nome de utilizador único (ou uma conta de e-mail) e uma password correspondente para que uma conta seja registada. Informação adicional é tipicamente requisitada para completar os dados de utilizador. Dependendo do volume de dados que o sistema requer nesta fase, os problemas comuns que advêm do uso de formulários que identificamos anteriormente têm uma probabilidade alta de ocorrerem.
- Social Login
- O advento das redes sociais permitiu a criação de uma alternativa muito interessante para o padrão da conta única, tirando partido de praticamente todos os utilizadores possuírem uma conta de utilizador (e portanto, uma identidade) em alguma das plataformas sociais existentes. A técnica traduz-se pela possibilidade de acesso baseado em permissões aos dados de identidade do primeiro outorgante (a rede social), tornando possível a simplificação da criação de identidade (eliminando repetições e reutilizando a identidade estabelecida) para o sistema da aplicação.
- Abordagem Híbrida
- Traduz-se na possibilidade de oferecer ambas as técnicas anteriores. Significa essencialmente que é possibilitado aos utilizadores a liberdade para se registarem da forma que estes pretenderem.
A técnica de Social Login está rapidamente a suplantar a técnica de Conta Única como a norma utilizada no fluxo de registo de utilizador. De acordo com a Janrain, no último ano, o Facebook (45%) foi no geral a escolha de eleição dos seus clientes, seguido de perto pelo Google+ (37%). Estas duas opções de Social Login são, na verdade as mais proeminentes de todas as opções disponíveis que incluem, entre outras, o Twitter (5%), o LinkedIn (3%) e o Yahoo (3%). Em teoria, é bastante fácil entender o porquê da técnica de Social Login ser tão apreciada: geralmente, requer apenas um passo, tipicamente um toque num botão. Além disso, com esta técnica tem-se verificado um aumentado de taxas de inscrição e contribuído para minimizar a barreira de registo (removendo a necessidade de nomes de utilizador e passwords).
A abordagem Híbrida também está a tornar-se numa escolha popular entre app developers, designers e product owners, principalmente porque oferece a maior flexibilidade. Contudo, também adiciona uma carga adicional na complexidade e esforço necessários para suportar uma opção (uma funcionalidade de inscrição múltipla) que provavelmente não será utilizada por muitos utilizadores.
Para verificar estas conjecturas, vamos fazer um pequeno exercício de pesquisa pegando nas aplicações de topo de hoje em dia e efetuar testes aos seus processos de registo de utilizador em termos do esforço dispendido e do tipo de input de utilizador, incluindo as técnicas de registo disponíveis nas mesmas. De modo a alcançar este objectivo, fomos compilar algumas das principais aplicações presentes nas lojas Apple iTunes e Google Play e excluímos os jogos para este estudo (jogos são um tipo único de aplicação, com o seu próprio conjunto de orientações que está fora do âmbito deste artigo). A seguinte lista identifica os objetos de estudo: Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp Messenger, Snapchat, Instagram, Skype, Spotify, Pinterest, Uber e Amazon Store.
A Tabela 1 oferece um esboço bastante interessante de como estas técnicas de registo de utilizador são utilizadas pelas aplicações de topo. Em primeiro lugar, todas as aplicações possibilitam a criação de uma Conta Única (o que faz sentido, uma vez que é uma prática tradicional utilizada em muitas peças de software). Em segundo lugar, podemos confirmar que o Facebook é a primeira escolha quando o Social Login é empregue, seguindo pelo Google+. Finalmente, também conseguimos discernir que a Abordagem Híbrida é empregue em quase metade destas aplicações e duas delas vão mais longe, oferecendo a possibilidade de ou criar uma conta única ou de registar através do Facebook ou Google+ (uma funcionalidade de inscrição múltipla). De seguida, vamos observar a quantidade de esforço e interação necessários por parte dos utilizadores para cada uma destas aplicações:
A Figura 1 ilustra a quantidade mínima de esforço necessário para completar o processo de registo de utilizador nas aplicações estudadas, para cada uma das técnicas disponíveis. Para quantificar esta métrica de esforço foi considerada a quantidade mínima de interações necessárias para criar uma conta de utilizador. Cada interação pode ser uma das seguintes ações (por parte do utilizador): um toque no ecrã para selecionar uma opção, um campo de texto onde é pedido ao utilizador que introduza os seus dados e um gesto de swipe quando é pedido ao utilizador que percorra uma lista de opções. Os resultados não podiam ser mais claros. A técnica de Social Login é a forma mais rápida de registo de uma conta de utilizador nestas aplicações. Apenas a técnica de Conta Única do WhatsApp consegue competir (que é, de facto, diferente da maioria das aplicações).
Continua na Parte IV.
Paulo Ribeiro
Hardworking and passionate individual keen on learning and clearing any challenges coming his way.
Working in such a fast paced industry as Application Development, Paulo always aims to try and learn new technologies and new ways to perform his work, either through optimization or efficient process management. He is always open to embrace projects as long as they represent a brand new challenge and learning experience for him.
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