Registo de Utilizadores num Contexto Móvel – Parte IV
Não leu a primeira parte? Leia aqui.
Se preferir ler do início, clique aqui.
Ensinamentos e Práticas Recomendadas
O fluxo de registo de utilizador é uma das fases mais cruciais do ciclo de desenvolvimento de uma aplicação móvel. Afeta o estado do utilizador (pode causar alegria através de simplicidade de processos ou frustração e irritação a partir da ineficiência de processos), oferece uma vantagem competitiva comercial sobre possíveis concorrentes e serve como a melhor forma de fornecer uma identidade a cada um dos utilizadores da aplicação. É absolutamente crucial empregar um procedimento de registo de utilizador simples e fácil.
Para qualquer tipo de aplicação devemos ter como objectivo proporcionar valor antecipadamente, de modo a conseguir uma oportunidade de capturar muitos utilizadores e, mais importante que isso, de ser capaz de os influenciar para que adotem as nossas aplicações. Para o conseguir, como programadores, precisamos de ser bem sucedidos no fornecimento desse valor e transmiti-lo e identificá-lo de forma clara aos nossos utilizadores. Isto torna-se especialmente verdadeiro quando pedimos aos nossos utilizadores que forneçam as suas informações pessoais quando se registam. Permitam que os vossos utilizadores explorem as vossas aplicações antes de lhes pedir para se registarem, para que estes as possam testar e formular o seu próprio juízode valor antes de precisarem de assumir um compromisso (registo de utilizador) com elas. Isto permite um acesso ainda mais rápido, do que utilizar a já rápida opção de Social Login, e impossibilita qualquer possível barreira de registo. Por outro lado, se tiverem uma funcionalidade que requer uma identidade (ou por outras palavras, um registo de utilizador), não hesitem em pedir um registo ao utilizador, de uma forma amigável, e se o utilizador encontrar valor na aplicação terá todo o prazer em fornecer a informação necessária. Esta técnica é conhecida como Progressive Profiling (criação de perfil progressivo) e contribui para uma construção mais robusta do conjunto de dados do utilizador ao longo do tempo. Certifiquem-se que apresentam mensagens concisas claras acerca da razão pela qual vale a pena dispender algum tempo para efetuar o processo de registo, quando a aplicação é executada pela primeira vez, tirando partido de possíveis loading screens (ecrãs de processamento) durante processos de setup e tirando partido das descrições publicadas na app store para a aplicação.
Seguindo o exemplo das aplicações estudadas anteriormente, certifiquem-se que as vossas aplicações empregam a técnica de Social Login, que possibilita aos utilizadores efetuar o registo em apenas um ou dois passos. Esta técnica provou ser mais rápida do que utilizar a tradicional técnica de Conta Única por uma percentagem significativa no esforço necessário. Adicionalmente, se o plano passar por apenas disponibilizar uma opção de Social Login, a escolha deve recair sobre o Facebook uma vez que aparenta ser a escolha mais popular devido à sua ubiquidade como rede social. Além disso, de modo a tornar a funcionalidade de Social Login extremamente transparente e suave, certifiquem-se que tiram partido do facto de vários fornecedores de identidade guardarem a informação de perfil no próprio dispositivo, ao nível do sistema operativo (válido tanto para Android como para iOS), intermediando a informação guardada em vez de recorrer ao ecrã de permissões da rede social (tipicamente uma página web), reduzindo assim de forma eficaz o número de interações necessárias para o propósito.
Se as necessidades da vossa app excederem o âmbito dos dados provenientes da técnica de Social Login ou se valorizam a disponibilidade de oferecer flexibilidade máxima para as vossas soluções, então a Abordagem Híbrida deve ser implementada. Assegurem-se que consideram com cuidado a complexidade adicional de uma funcionalidade de inscrição múltipla, que pode acrescentar uma carga de trabalho (esforço) significativa no processo de desenvolvimento e adicionar uma carga cognitiva para os utilizadores. Em relação a este último ponto, reflitam sobre a possibilidade de realçar o Social Login (por exemplo, colocando a opção na primeira posição de uma lista de possíveis opções de registo) que pode influenciar os utilizadores a escolher a opção menos exigente, em termos de esforço.
Em relação a UI e UX, desconsiderem qualquer orientação de desktop e optimizem todos os vossos formulários para que sejam mobile friendly. Se possível, devemos evitar campos de escrita e apenas exibir campos de preenchimento obrigatórios. Se utilizar campos de escrita for inevitável, devem ser implementados mecanismos que simplifiquem o processo (por exemplo, utilizando pickers ao agrupar informação, mostrando sempre o tipo de teclado apropriado para o campo de input em questão, evitando erros de escrita por parte dos utilizadores recorrendo a formatação automática dos campos de input, etc.).
Conclusões:
- Permitir aos utilizadores explorar as suas aplicações antes de lhes pedir para se registarem.
- Assegurar a apresentação de mensagens claras e concisas acerca da razão pela qual vale a pena dispender algum tempo para efetuar o processo de registo.
- Pedir informação necessária quando esta é realmente precisa, usando Progressive Profiling.
- Assegurar a utilização da técnica de Social Login e utilizar o Facebook (como a primeira escolha) ou o Google+ como fornecedores do mesma.
- Tirar proveito do facto de vários fornecedores de identidade guardarem a informação de perfil no próprio dispositivo.
- Implementar a técnica de Abordagem Híbrida apenas quando as necessidades da aplicação excederem o âmbito dos dados provenientes da técnica de Social Login ou se valorizam a disponibilidade de oferecer máxima flexibilidade.
- Optimizar todos os formulários para que sejam mobile friendly.
Paulo Ribeiro
Hardworking and passionate individual keen on learning and clearing any challenges coming his way.
Working in such a fast paced industry as Application Development, Paulo always aims to try and learn new technologies and new ways to perform his work, either through optimization or efficient process management. He is always open to embrace projects as long as they represent a brand new challenge and learning experience for him.
Latest posts by Paulo Ribeiro (see all)
- Splash Screens – úteis ou não são necessários? – Parte 2 - 28/07/2017
- Splash Screens – úteis ou não são necessários? – Parte 1 - 27/06/2017
- Davos For Geeks – A Sequela - 03/02/2017