“Davos for geeks” – Últimos dias

Dia 3

What is wrong with you?!

O Dia 3 foi semelhante ao dia anterior, mas um evento muito particular centrou toda a atenção: Donald Trump ganhou a eleição para a Presidência dos Estados Unidos da América. Assim como o dia anterior, a Simdea não tinha compromissos para este dia e aprender era o principal objectivo para o dia.

Eleições Americanas

O “impossível” acontecera, Trump ganhou a eleição, e todos na conferência estavam irritados a questionar o futuro ou simplesmente tristes. Foi um dia difícil para muitas pessoas, e o momento mais perturbador da conferência começou logo pela manhã no palco principal quando Dave McClure, durante a palestra “Is ego the biggest reason for failure”. Dave abre a intervenção com o tópico quente do dia e dispara toda a sua raiva para o público do MEO Arena ao gritar:

“Esta eleição é uma maldita paródia, não devemos sentar-nos aqui e agir como se nada tivesse acontecido, nós fomos roubados, violados, mentidos e roubados.

Se não estão chateados agora, que m***a está de errado com vocês? Precisamos de nos revoltar. Estou triste. Estou envergonhado. Estou irritado.”

Ele continuou, dois minutos depois, para enfrentar o público novamente e pediu-lhes para “ficar de pé” para mostrar ao mundo que, como empresários, podemos fazer a diferença.

Palestras assistidas

  1. Payment fraud in digital currency :: Soups Ranjan (Coinbase) :: Palco Binate.io

    1. A moeda digital está rapidamente a tornar-se uma moeda importante com usos interessantes. No entanto, a segurança ainda é a maior barreira para a sua maturação. Nesta apresentação, o director de Ciência de Dados da Coinbase mostrou casos de uso práticos para a moeda (oferecidos pelos serviços da Coinbase) e, mais importante, mostrou as ameaças reais que ocorreram na Coinbase e como a empresa está a trabalhar para impedir que estas aconteçam.
    2. A solução apresentada consiste em parar os problemas mais difíceis de fraude de pagamentos usando a inteligência humana e de computacional (motores de aprendizagem automática).
  2. Social & smart data: Connecting with customers in new ways :: David Doctorow (eBay) :: Palco Binate.io

    1. Esta palestra foi definitivamente interessante. O Chefe de Crescimento Global da eBay apresentou como as empresas podem alcançar seus clientes e oferecer os melhores negócios possíveis (tanto para o cliente quanto para a empresa), ou seja, experiência de marca.
    2. O ponto-chave era que, apesar das empresas hoje em dia recolherem quantidades infinitas de dados sobre os seus clientes, ao analisar esses mesmos dados revela-se não ser suficiente para compreender as suas acções, comportamentos e desejos.
    3. A solução, de acordo com David Doctorow, reside na combinação de dados e conhecimentos sociais para criar formas mais autênticas de envolver os clientes.
  3. You’re welcome: Marketing for the masses :: Breon Corcoran (Paddy Power Betfair), Simon Kuper (The Financial Times) :: Palco PandaConf

    1. Simon Kuper, jornalista do Financial Times, entrevistou Breon Corcoran, CEO da Paddy Power Betfair nesta palestra. O assunto? Marketing agressivo.
    2. Essencialmente, Breon explicou as estratégias de marketing da Paddy Power Betfair e como até mesmo as estratégias mais controversas poderiam ser benéficas para a marca.
  4. Brand discovery online :: Ryan Hoover (Product Hunt), Diane Yu (Free-wheel), Randy Wootton (Rocket Fuel), Scott Heimes (SendGrid), Mary Swant (Adweek) :: Palco PandaConf

    1. Este painel de discussão teve como objectivo discutir os efeitos da compreensão dos dados de comportamento do utilizador, publicidade personalizada e psicologia do consumidor para aproveitar o prazer espontâneo dos consumidores de descobrir algo novo.
    2. Para nós, este foi um seguimento à palestra de David Doctorow (embora mais centrada nas práticas existentes).
  5. Ubiquitous connectivity :: Nick Weaver (eero), John Horn (Ingenu), Normandy Madden (The Digit Group) :: Palco AutoTech – Talk Robot

    Ubiquitous connectivity #WebSummit #Simdea #SimpleIdeasAreTheBest #TeamAwesome

    A photo posted by Simdea (@simdea.pt) on

    1. Outro painel de discussão, com um alvo diferente do anterior. Nesta conferência, os participantes tiveram como objectivo discutir a Internet das Coisas, as suas necessidades tecnológicas em relação à conectividade pública e ao estado do WiFi e do wireless em ambientes públicos e domésticos.
  6. How content drives marketing :: Simon Sproule (Aston Martin), Rene Rechtman (Maker Studios), Jacques Méthé (Cirque du Soleil Media), Constantin Eis (Casper Sleep), Jeremy Goldman (Firebrand Group), Roxanne Taylor (Accenture), Ambarish Mitra (Blippar) :: Palco PandaConf

    How content drives marketing #WebSummit #Simdea #SimpleIdeasAreTheBest #TeamAwesome

    A photo posted by Simdea (@simdea.pt) on

    1. O conteúdo será o Rei? Esta palestra apresentou ao público um painel de discussão sobre a evolução do conteúdo usado pelos profissionais de marketing para se envolver com seus consumidores.
  7. The front page of the internet :: Alexis Ohanian (Reddit) :: Palco PandaConf

    1. Nesta palestra, o co-fundador do agregador de notícias sociais, avaliação de conteúdo online e fórum de discussão Reddit, explicou como a Internet pode influenciar as massas e como os utilizadores da impressionante comunidade Reddit interagem (desde os primeiros anos da plataforma à actualidade).
    2. Fomos apresentados ao conceito de influenciadores e como a palavra tradicional de marketing boca-a-boca é o único que se mantém através do teste do tempo.
  8. The business of football :: Bruno Carvalho (Sporting CP), Ken Early (The Irish Times) :: Palco SportsTrade

    1. Esta conversa iniciou-se com uma pergunta sobre o Trump por parte do moderador que ficou um pouco desenquadrada.
    2. Bruno de Carvalho apresentou depois a sua imagem do futebol mundial, falando sobre os contractos televisivos, o envolvimentos das redes sociais para trazer as pessoas de novo para o futebol, sobre como o futebol hoje em dia passa uma má imagem as crianças, e sobre as novas tecnologias para os árbitros.

Dia 4

Eventos e Palestras assistidas?

O último dia da Web Summit 2016 veio e com ele veio a melhor (ou melhor, a mais esperada) palestra de toda a conferência. Estávamos muito ansiosos acerca da palestra do Gary Vaynerchuk e, como tal, a maior parte do nosso dia foi gasto no Palco Central dos eventos. Neste dia algumas das personalidades mais importantes da tecnologia estavam a dar suas palestras, incluindo Jon Skeet e Richard Stallman. Estes três eram obrigatórios para nós assistirmos!

Como no Dia 1, no último dia da conferência também preparamos e agendamos algumas reuniões às quais comparecemos (mesmo a algumas não planeadas). Mais uma vez, um grande obrigado para as pessoas que conhecemos, foi um verdadeiro prazer!

Palestras assitidas

  1. Startups the next global generation :: Mohit Rajpal (mytaxiindia.com), Ganesh Sonawane (Arcatron Mobility Pvt Ltd), Corinne Clinch (Rorus Inc.) :: Palco central

    1. Nesta palestra, os vencedores dos vencedores do Pitch da SURGE, Collision e RISE partilharam com o público a experiência da sua startup e como ganhar esses concursos afetou seu trabalho.
  2. The truth about the music industry :: Tinie Tempah, Hans-Holger Albrecht (Deezer), Eric Wahlforss (SoundCloud), Ne-Yo, Andrew Flanagan (Billboard) :: Palco central

    1. Independentemente do gosto, todos gostam de ouvir música. Na Simdea não somos diferentes! Esta palestra foi educativa e deu ao público a percepção de diferentes ‘players’ na indústria da música: de artistas a produtoras, revelando os modelos de negócio das últimas décadas.
  3. Majority world report :: Saul Klein (LocalGlobe) :: Palco central

    Majority world report #WebSummit #Simdea #SimpleIdeasAreTheBest #TeamAwesome

    A photo posted by Simdea (@simdea.pt) on

    1. Nesta palestra, Saul Klein da LocalGlobe apresentou sua visão sobre o papel dos empresários nos assuntos mundiais atuais (Brexit, a eleição de Trump, etc.).
  4. Visualising a gaming future :: Ambarish Mitra (Blippar), Shawn Layden (Sony Interactive Entertainment), Holly Liu (Kabam), Blaise Zerega (VentureBeat) :: Palco central

    1. Este tópico desta palestra era gamming. O painel discutiu a evolução do jogo, desde o momento em que ligar uma consola era obrigatória para as grandes tendências actuais: os dispositivos móveis, a realidade aumentada e a realidade virtual.
  5. Afraid to fail because of other people’s opinions? :: Gary Vaynerchuk (VaynerMedia) :: Palco central

    1. Esta conversa foi ouro. O CEO da VaynerMedia impressionou com uma excelente palestra que inspirou o público. Nós fomos certamente inspirados!
    2. Não havia uma, mas várias, lições a tirar do discurso de Gary: precisamos fazer o trabalho e ser auto-conscientes, não só de nós mesmos, mas também dos outros (cuidar das necessidades dos seus clientes!).
  6. API design & Stack Overflow: Why context matters :: Jon Skeet (Google) :: Palco FullSTK

    A ouvir o Jon Skeet // Listening Jon Skeet #WebSummit #Simdea #SimpleIdeasAreTheBest #TeamAwesome

    A photo posted by Simdea (@simdea.pt) on

    1. O lendário Jon Skeet, da Google e do Stack Overflow, apresentou sua visão sobre como o Stack Overflow é semelhante ao conceito de uma API e como isso se relaciona com seus utilizadores.
  7. Reclaim your freedom with free (libre) software now :: Richard Stallman (Free Software Movement) :: Palco FullSTK

    1. A palestra final que Simdea assistiu foi a argumentação de Richard Stallman sobre a liberdade da tecnologia digital. Quais são as ameaças e o que podemos fazer para combatê-las foram discutidos em grande detalhe.

Paulo Ribeiro

paulo.ribeiro@simdea.pt
Hardworking and passionate individual keen on learning and clearing any challenges coming his way.
Working in such a fast paced industry as Application Development, Paulo always aims to try and learn new technologies and new ways to perform his work, either through optimization or efficient process management. He is always open to embrace projects as long as they represent a brand new challenge and learning experience for him.

Leave a Reply