Como Aproveitar Eficientemente a Black Friday

black friday

Desde as compras impulsivas até às dúvidas que levam a adiar decisões por não saberes se “realmente vale a pena”, todos nós já passámos por algum destes cenários na tão aguardada Black Friday. Mas será que é possível evitar estas situações? A resposta é sim! Existem várias estratégias, e nós preparámos tudo para que aproveites ao máximo sem perder tempo.

1. Evita o consumismo e realiza compras responsáveis na Black Friday

O ponto de partida, e talvez o mais importante, é evitar o consumismo. Atualmente, este é um dos maiores desafios da nossa sociedade, com níveis de consumo que ultrapassam o sustentável. Por isso, procura comprar apenas o que é realmente necessário. Não excluas os teus desejos, mas faz escolhas conscientes e planeadas. Compra apenas o que vais mesmo usar, em vez de te deixares levar por preços irresistíveis de artigos que podem acabar por não ter utilidade ou ficar no fundo do armário.

2. Faz uma lista de necessidades e uma lista de desejos

Pode parecer básico, mas, na azáfama que é a Black Friday, acredita que estas listas podem ser as tuas maiores aliadas. Prepara-te com antecedência, criando primeiro uma lista de necessidades, com aquilo que realmente precisas neste momento. Depois, faz uma lista de desejos, com itens que, embora não essenciais, gostarias de ter. Esta organização ajuda-te a manter o foco e a evitar compras impulsivas.

3. Pesquisa e planeia as tuas compras atempadamente

Algumas marcas aproveitam a Black Friday para escoar stock ou até para enganar os consumidores com descontos ilusórios. Apesar de estas práticas serem reguladas, ainda ocorrem. Para evitar surpresas, depois de definires as tuas listas, pesquisa previamente os preços dos produtos em diferentes lojas. Assim, quando a Black Friday chegar, poderás comparar os valores e perceber se as promoções realmente compensam.

4. Antecipa os presentes de Natal

Como esta época está tão próxima do Natal, é uma ótima oportunidade para poupares algum dinheiro extra ao comprares presentes nesta altura. A maioria das lojas já oferece políticas de trocas até janeiro, precisamente para facilitar este tipo de planeamento. Certifica-te de confirmar previamente essas condições para evitar mal-entendidos e garantir compras tranquilas.

5. Desconfia de preços muito baixos na Black Friday

Se encontrares sites que apresentam preços demasiado “bons”, desconfia! Nem mesmo na Black Friday os preços poderão ser tão reduzidos, por isso apura o teu espírito crítico e pesquisa e informa-te antes de concluires qualquer compra num site que não conheças.

6. Conhece as políticas de compra e devolução de compras

Muita atenção às letras pequeninas e às informações que não têm tanto destaque. Por vezes, as empresas podem optar por não aceitar devoluções de artigos que foram adquiridos durante os dias de campanha.

Concluindo, aproveita a Black Friday de forma consciente e responsável, planeia e não te esqueças de estar alerta com sites, preços baixos, e outros fatores que possam ser suspeitos. Em caso de fraude, podes contactar a loja ou a empresa, o Portal do Consumidor, à DECO, ou outras entidades. Acima de tudo, aproveita e passa uma mensagem de consumo consciente.

Comments are closed.